top of page

Mapear o Bairro Novo: Coruche, Portugal

Workshop e Residência Artistica

 

O mapeamento do território do Bairro Novo em Coruche, incluindo a sua morfologia, geografia humana, narrativas e sedimentos temporais foi a proposta para o desenvolvimento de um projeto na unidade curricular de Desenho II em abril-maio de 2019.

Em visita ao local foram realizados registos visuais (através de fotografia e desenho) e recolha de testemunhos dos habitantes que, trabalhados em sala de aula, originaram séries de composições gráficas. Estas, ainda que mantendo um aspeto fragmentário, constituem um corpo coerente de trabalhos, que, no conjunto, materializaram as impressões e os momentos de tempo que marcaram o movimento de reconhecimento do bairro.

O Workshop destinou-se a fazer um levantamento de informação visual e recolher testemunhos de habitantes do Bairro Novo. Esta informação, registada sob a forma de fotografia e desenho em diário gráfico, será objeto de trabalho em aula no âmbito das Unidades Curriculares de Desenho II e Comunicação por Imagem. Visando a concretização de um projeto coletivo, sob a forma de uma intervenção no âmbito da Bienal, a visita constituiu-se como primeira etapa de um processo mais alargado de pesquisa baseada na prática artística que propõe a criação de  um arquivo poético acerca da identidade e memória vivencial do local.

Posteriormente, em residência artística, foi possivel instalar os resultados deste processo no âmbito da Bienal de Coruche - Percursos com Arte, 2019, no contexto do Bairro Novo.

bottom of page